segunda-feira, 27 de junho de 2011

Email é o canal de comunicação mais eficaz para pequenas e médias empresas @marketingradar

Embora o uso das redes sociais entre as empresas tenha aumentado em 2010 (uma tendência que deve continuar em 2011), o e-mail e o website continuam a ser os dois instrumentos mais eficazes de marketing para pequenas empresas, segundo o estudo de um grande player enviador de email marketing dos EUA.

Pequenos e médios empresários pesquisados ​​citaram abaixo os cinco canais digitais mais eficazes:

    E-mail: 91% utilizam e-mail marketing. Entre eles, 78% dizem que são pouco (48%) ou muito (32%) eficazes.
    Websites: 95% têm sites, destes 75% dizem que são pouco (38%) ou muito (37%) eficazes.
    Publicidade on-line: 69% usam, destes 60% afirmam que são pouco (39%) ou muito (21%) eficazes.
    Mídias sociais: 73% usam pelo menos uma rede social e entre eles, 54% dizem que são pouco (37%) ou muito (17%) eficazes.
    Blogs: 43% têm um blog, dentre eles, 47% dizem que são pouco (33%) ou muito (14%) eficazes.

A tática mais eficaz para as pequenas e médias empresas é o telefone, usado por 73% dos proprietários, dos quais 74% disseram que é pouco (38%) ou muito (36%) eficaz.

Aproximadamente 75% dos donos de pequenas e médias empresas disseram que o marketing em mídias sociais aumentou, dentre eles 80% reralizaram algum tipo de ação  nos últimos 12 meses. Por outro lado, 81% esperam aumentar os seus esforços no próximo ano.

Facebook é a rede social mais utilizada, sendo 95% das empresas que a utilizam, entre os quais 82% disseram que seus esforços são pouco (52%) ou muito (30%) eficazes.

Twitter e LinkedIn possuem porcentagens quase idênticas entre as pequenas e médias empresas, ou seja, 60% utilizam o microblog e 58% a rede social focada em networking. Entre aqueles que usam o Twitter, 33% dizem que é  pouco eficaz e 14% dizem que é muito. Entre os que utilizam o LinkedIn, os números são 35% e 12%, respectivamente.

Outras conclusões importantes :

    Quando a intenção é manter contato com o cliente, o e-mail é o canal que, provavelmente, será mais utilizado (95%), seguido pelo telefone (77%), reuniões presenciais  com 69%, 50% do Facebook, LinkedIn com 24% de chances e Twitter  com 20%.
    83% dos donos de pequenas e médias empresas lêem o e-mail antes de qualquer outro canal, comparado com 6% que lêem sites de notícias e 5% que visitam o Facebook.
    Quanto às áreas em que os donos de pequenas e médias empresas solicitam mais ajuda, 61% citam a área de marketing, ficando em primeiro lugar vendas e novos negócios, seguido de crescimento em planejamento de negócios (40%), tecnologia (24%) , contabilidade / finanças (23%), recursos humanos (11%) e questões jurídicas (10%).

Fonte: Puro Marketing

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