quinta-feira, 30 de junho de 2011

Empreendedorismo. Por @RigoniRJ

As principais características dos empreendedores de sucesso. 


Muita gente fala sobre espírito empreendedor, empreendedorismo, capacidade de assumir riscos e outras frases e conceitos sobre o tema. Muitas são as características necessárias ao empreendedor e que são citadas tanto por estudiosos no assunto, quanto pelos protagonistas desse processo que são os próprios empreendedores. Nesse sentido resolvi buscar na literatura quais são seriam os principais.


Encontrei uma definição muito interessante no livro EMPREENDEDORISMO - Dando Asas ao Espírito Empreendedor do Idalberto Chiavenato, editora Saraiva, 2005.


Essa definição pode ser resumida através do diagrama a seguir:





1 - Necessidade de Realização


Os empreendedores apresentam elevada necessidade de realização em relação às pessoas da população em geral. O impulso para realização reflete-se nas pessoas ambiciosas que iniciam novas empresas e orientam o seu crescimento. Em muitos casos, o impulso empreendedor torna-se evidente desde cedo, até mesmo na infância. É aquela velha história do garotinho que ganhava balas e doces da sua mãe para levar para escola, lá e vendia todas elas para os seus coleguinhas. Esse garoto desde cedo já percebe que pode deixar de consumir no presente para consumir melhor no futuro. Ao invés de comer as balas todos os dias ele as vende e no final do mês compra um brinquedo mais interessante.


2 - Disposição para assumir riscos


O empreendedor assume variados riscos ao iniciar seu próprio negócio: riscos financeiros decorrentes do investimento do próprio dinheiro e do abandono de empregos seguros e de carreiras definidas; riscos familiares ao envolver a família no negócio; riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar em negócios arriscados. Porém pessoas com alta necessidade de realização têm moderadas propensões para assumir riscos. Muitos abrem mão de 100 hoje para ter 1000 no futuro, mesmo sabendo que para chegar lá nem tudo poderá ser tão simples ou dar certo. O empreendedor deve estar disposto a assumir os riscos do negócio.


3 - Autoconfiança


Quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta. As pesquisas mostram que os empreendedores de sucesso são pessoas independentes que enxergam os problemas inerentes a um novo negócio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.


Os empreendedores precisam ter também visão. Veja essa frase do Carlos Slim.


"Con una buena perspectiva histórica podemos tener mejor noción del pasado y del presente, para así tener una clara visión del futuro."




Fonte: Total Qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário