segunda-feira, 4 de julho de 2011

Design agradável... Por @oclaudiotorres

Você pode até não ser bom em design ou não ter contratado um profissional para fazer seu site, mas provavelmente você tem bom senso ou conhece alguém que tenha bom gosto.
O design gráfico do site faz muita diferença na forma como o consumidor encara sua empresa. Sites com design antigo, desagradável ou confuso darão a seu cliente a impressão de que sua empresa é assim: antiga, desagradável e confusa.
Assim, garanta que o design de seu site seja no mínimo agradável. Se você não sabe fazer isso direito ou não tem dinheiro para contratar um designer, siga meu conselho: faça um site simples e óbvio, baseado no WordPress, e escolha um modelo, um estilo de design, agradável. O site do WordPress tem centenas deles.
Entretanto, se você já tem um site, veja uma lista de dicas para criar um bom design para seu site ou loja virtual, e para evitar erros comuns de design que podem estar custando bons negócios e comprometendo a imagem de sua empresa.


Design bem distribuído


Um site deve ter um desenho bem organizado. Inventar demais pode ser um problema. Saiba que a área mais nobre de um site é o canto superior esquerdo e superior central, e nessa área devem se concentrar as mensagens iniciais que você deseja transmitir para o consumidor.
Evite também que a imagem de cabeçalho do site ocupe muito espaço. Em alguns sites essa imagem ocupa mais de 70% da tela, e o consumidor é obrigado a rolar a página para conseguir ver o conteúdo.
Navegue por outros sites e encontre um deisgn equilíbrado que lhe agrade. Use-o como referência para a construção de seu próprio seu site.


Design tranquilo


Cuidado com objetos se mexendo na tela, imagens piscantes e outras soluções que parecem criativas, mas que no fundo causam cansaço visual no internauta.
O objetivo do site não é provar que você consegue fazer coisas incríveis com a programação Flash, e sim criar um ambiente tranquilo e atraente para que seu cliente se sinta bem navegando no site.
Assim, use movimento, animações e efeitos visuais em banners, mas não em todo o site.


Cores em seus lugares


As cores utilizadas em um site devem ser bem estudadas. Cada cor contribui para criar um determinado sentimento nas pessoas e, portanto, você deve pensar bem quando for definir quais utilizará.
Os textos devem ser fáceis de ler, e as cores devem ser harmoniosas. Excesso de cores ou cores contrastantes só devem ser usados quando você sabe o que está fazendo e tem a intenção clara de criar uma emoção diferente em seu cliente.


Qualidade das imagens


As imagens devem ter qualidade adequada para a Internet. Se tiverem resolução muito baixa, prejudicam a qualidade do site, pois criam um efeito pouco estético. Se tiverem uma resolução muito alta, tornarão seu site lento.
Trabalhe com imagens de resolução média. A maioria das imagens deve ter qualidade adequada para uma tela com boa resolução, um notebook comum por exemplo.
Faça testes. Acesse seu próprio site e verifique se as imagens aparecem claras e nítidas e se não demoram muito tempo para serem carregadas.


Fonte:CLÁUDIO TORRES – MARKETING DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário