sexta-feira, 8 de julho de 2011

O crescimento do mercado de revenda de hospedagem...Por @apadi

Vicente M. Neto  – Diretor-geral da netRevenda.com e Presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Hospedagem 


É muito mais comum do que se imagina, mas muitos empreendedores que começaram sua caminhada no mercado de hospedagem de sites, contratando um plano de revenda, conseguiram montar uma empresa sólida e hoje vivem totalmente dela. E sim, praticamente todos começaram sozinho trabalhando dentro do seu próprio quarto, apenas com um pc/notebook e uma conexão de internet.


Sempre ouço falar que hoje em dia é impossível montar uma empresa de hospedagem e fazer sucesso porque já têm muitos concorrentes, mas eu discordo totalmente disso! Se juntar os 10 maiores players do Brasil (e nós estamos nessa lista), juntos não temos 50% do mercado. O que isso significa? Que não existe um provedor que “domina geral”, o mercado está pulverizado em centenas de empresas de hospedagem, e em sua grande maioria empresas pequenas que utilizam planos de revenda e/ou servidores no exterior. Discordo ainda principalmente porque vivo a netRevenda.com todo dia, e nós vivemos do mercado de revenda de hospedagem, mais do que ninguém consigo ver o quanto essas empresas crescem constantemente, diversas empresas que começaram com o plano de revenda mais simples e hoje têm vários servidores dedicados e cloud servers contratados.


Não é difícil entender porque isso acontece. A economia do país está aquecida e o mercado de internet crescendo a níveis cada vez mais elevados, e com isso também cada vez mais pessoas e empresas querem estar conectadas, ter um site, twitter, facebook e outras redes sociais.


Um empresário quando quer colocar o site da sua empresa na internet dificilmente vai buscar no Google, ele procura recomendações através dos seus contatos (amigos, parceiros, etc) ou alguma pessoa/empresa que conheça e que trabalhe com desenvolvimento de sites. Hospedagem? Registro de domínio? O empresário mesmo nem sabe o que é isso!


Este é o principal motivo para o mercado ser tão pulverizado (o que é bom) e nenhum provedor conseguir abocanhar uma fatia tão grande. Milhares ou dezenas de milhares de empresas se quer sabem do real mercado de hospedagem de sites, elas sabem apenas quem fez o site e que são responsáveis por mantê-los no ar.


O poder do mercado de hospedagem está nas mãos das agências e dos desenvolvedores!


Se você é desenvolvedor ou possui uma agência digital, por que não entrar no mercado de hospedagem também? Ao invés de passar clientes para empresas de hospedagem e dar o lucro para eles, monte a sua própria empresa (ou apenas lance esse serviço na sua empresa mesmo) e aumente bem mais os seus lucros!


Para não ficar um post tão grande e cansativo, faremos em breve um outro post continuando o assunto destacando as soluções disponíveis para revendedores de serviços na internet.


Fonte: APADI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário