terça-feira, 9 de agosto de 2011

A inovação... >>> @pliniomkt


A inovação como objetivo de atingir a necessidade do consumidor.


O mercado de web é muito competitivo, e a empresa pode perder seu lugar no pódio ao simplesmente deixar uma outra criar um serviço que ela não oferece. Por isso sempre que alguma novidade é criada, outras empresas do mercado de web criam serviços semelhantes.


Como por exemplo quando o Foursquare surgiu com a inovadora Geolocalização. Logo o Twitter ofereceu a opção das publicações com a tecnologia e o Facebook desenvolveu o Facebook Places.


Mas o problema é quando estas inovações são aderidas sem que o consumidor solicite isso, mas baseadas nas ações das concorrentes. Quando uma concorrente oferece um serviço novo e a empresa inova oferecendo o mesmo serviço. Porém isso não é uma inovação, pois não possui o foco no cliente e sim na concorrência.


Aconteceu recentemente com o Facebook logo quando surgiu o Google Plus. O Google lançou a sua nova Rede Social em uma ação de ameaça ao Facebook. Com a criação do Hangout, serviço do Google Plus que disponibiliza conversa via vídeo em conferência com vários usuários, o Facebook fez uma sociedade com o Skype na criação de um serviço semelhante por puro desespero.


Digo desespero por uma série de fatores. O Skype tinha sido comprado recentemente pela Microsoft, ou seja regido por uma outra empresa, estava em período de readaptação mercadológica, o que uma parceria pode resultar um fracasso mútuo. Todos sabem que o Skype foi comprado porque estava em declínio, e a sua compradora também. E o Facebook tem condições de desenvolver um produto semelhante sozinho, porém não rapidamente. Resultado, o Facebook lançou o serviço, que foi comentado por três dias e foi esquecido.


Outra alteração desmedida é que até então o Facebook oferecia em sua Home um Feed de Notícias Principais, ou seja só era visualizado as publicações de Amigos com mais contato e que mais repercutiu com comentários e curtidas. Porém com o surgimento do Google Plus, que disponibiliza todas as atualizações podendo ser visualizadas por cada Círculo, o Facebook colocou uma barra lateral ocupando 20% da tela com todas as atualizações dos Amigos. Mesmo sendo na parte dos anúncios, as empresas que anunciam foram prejudicadas com isso.


Para compreenderem melhor, lembram do Novo Orkut? Ele não agradou os seus usuários pelo simples fato de ter feito modificações tentando frear o crescimento do Facebook no Brasil, copiando características do mesmo. O que não agradou aos usuários que continuaram a usar a versão antiga. Tiveram foco no concorrente e não no consumidor.


Por mais que o mercado seja um ambiente de pressão, ceder a estes tipos de comportamentos mercadológicos, no que são executadas ações sem estratégias podem determinar o fracasso de uma empresa. Agora todos os usuários sabem que o Facebook teme o Google Plus e estão mais abertos a conhecerem o Google Plus, essa Rede Social que mostrou esse potencial, não o de atender as necessidades dos usuários, mas sim de fazer o a Maior Rede Social do mundo tremer.


Fonte: Tecnocrata Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário