segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Marketing Digital >>> Por @webcontexto


A falta de bons profissionais no marketing digital. De quem é a culpa?


*Felipe Morais


O mercado de comunicação e marketing digital é, sem a menor dúvida, um dos que mais crescem no Brasil. O fato de mais de 75 milhões de pessoas estarem na web; a Classe C (veja o estudo sobre o tema aqui  – estar altamente valorizada pelas marcas pelo seu alto poder de consumo e ser a classe que representa 52% dos acessos no Brasil; os jovens estarem cada vez mais conectados; passarmos mais tempo na frente do PC do que da TV e a popularização da banda larga no país está levando os anunciantes a repensar o papel da web em suas estratégias de marketing.


Benefícios do Marketing Digital


Para as marcas que trabalham bem o canal, e hoje temos várias delas, os retornos tem sido de ótimo para excelentes. Vendas aumentam, conhecimento de marca aumenta, pessoas falando melhor das marcas nas Redes Sociais, crescimento de vendas online, melhora a reputação de marca, no relacionamento com cliente e a conseqüência disso é o aumento no lucro da empresa.


Ainda estamos engatinhando na web, nem todas as marcas viram o potencial e como trabalhar,mas a evolução nesses últimos 3 anos é enorme. Só para citar um exemplo: o Fiat Mio um case de interação, relacionamento, inovação e sem pensar em vendas diretas do produto, que aliás, nem será vendido, entretanto o ganho em base de dados de clientes é impressionante. Se as pessoas não quisessem falar, se expor, saber o que está acontecendo, opinar, interagir, indicar, o Facebook seria apenas uma produto para arrumar namorada em Harvard.


Aquecimento


Com todo esse crescimento, o mercado está cada dia mais aquecido. Para quem trabalha na área, assim como eu, sabe o quanto as agências estão contratando, ou melhor, querendo contratar. Os anunciantes estão mudando o posicionamento em relação ao meio e também montando departamentos dentro das empresas para atender exclusivamente o digital e trabalhar em parceria com as agências digitais. Esse é um movimento crescente que não tem data para acabar, mas como sempre, nem tudo é o mundo perfeito.


Por mais que haja demanda, não há profissionais para tanta demanda. E porque isso? Primeiro porque as faculdades estão atrasadas. Como disse no começo desse texto, os jovens estão cada vez mais conectados e ai vivemos um grande paradoxo: As faculdades tem como público-alvo jovens de 17 a 19 anos. Sabe-se que esse público é heavy user de Internet (isso sem falar do mobile, games, blogs…). Investem pesado em mídia online na época de vestibular. Porque então os cursos de comunicação, publicidade, marketing e propaganda não ensinam sobre web?


É preciso dedicação!


O que tem acontecido é que muitos jovens estão chegando ao mercado com a visão de que sabem tudo de web porque conseguem baixar um filme no Torrent, porque tem 2.000 amigos no Facebook ou porque fez um vídeo no YouTube que conta com 10 mil visualizações. Mas o que esses sabem de estratégias digitais? O que sabem sobre comportamento do consumidor? Sobre compra de banner em home de portal? Sobre aplicativos para iPhone? Sobre arquitetura de informação ou design estratégico. Nada! E onde deveriam aprender? Na faculdade que não ensinam.


Algumas universidades tem aberto cursos de curta e média duração voltado ao mercado digital. Não é difícil ver esses cursos lotados ou tendo uma “sessão extra” porque a procura foi grande. Algumas faculdades tem cursos de pós graduação em marketing digital, mas é necessário que o aluno passe 4 anos sem ver nada de estratégia para chegar em uma pós e tentar entender alguma coisa.


Uma pós parte do princípio de “especialização” onde o aluno já tem conhecimento e quer aprofundar, mas nem sempre isso ocorre.


Eu dou aula de planejamento na Pós de Marketing Digital da FIT em São Paulo e tenho visto um pessoal bem motivado com o crescimento da web. Querendo fazer a diferença, mas que estão crescendo no mercado por talento, vontade e porque correm atrás. Isso é válido, mas ainda reforço que é necessário uma base para que o sucesso profissional venha mais rápido!


Quando veremos as faculdades saírem do marasmo e olharem para um futuro que começou “ontem”?


*Felipe Morais é publicitário, autor, palestrante, professor e blogueiro. Autor do livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL e do Blog do planner (plannerfelipemorais.blogspot.com); Mediador da 1ª rede para planners digitais (pedigital.ning.com).


Fonte: WebContexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário