sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Social-Commerce >>> Por @tecnocrata

Social-Commerce: Novos negócios, novas metodologias.


Muito se fala sobre o S-Commerce, mas minha autocrítica não consegue aceitar que ao montar uma Página do Facebook, programando-a com uma Loja Virtual, seja o máximo que conseguimos do S-Commerce, o conceito ‘Social’ é pouquíssimo aplicado neste formato.


A um tempo atrás assisti um vídeo muito interessante, apesar de não ter gostado de alguns pontos, captei algumas mensagens que o vídeo tentou passar. Apesar de no vídeo muita gente ter se prendido a discussões referente as Gerações Z, que apesar de ser válido, focar nesta visão deixa de lado a questão da inovação, que explicarei melhor após o vídeo:





O que você considera inovação? Será que só porque a Apple desenvolveu o iPad, todo o mercado tem que circular em torno dele? Então vou desenvolver uma Loja Virtual para o iPad, onde você clica na peça e arrasta para o carrinho de compras? Isso é inovação ou é aplicar algo já desenvolvido em outro mercado?


Para o S-Commerce se tornar inovador, não é simplesmente estar no Facebook com as mesmas funcionalidades que tem na Loja Virtual do site. Terá que ter uma abordagem nova, um sistema de distribuição novo, os consumidores desenvolverem produtos únicos, preços especiais para amigos ou os próprios amigos venderem o produto. Isso sim seria inovação.


O Magazine Luiza irá lançar um sistema de venda direta nas Redes Sociais. O objetivo é o usuário desenvolver figurinos, montando uma vitrine e depois vender para seus amigos das Redes Sociais, ganhando comissão sobre as vendas. Isso sim é inovação. Isso sim é S-Commerce.


O sistema ainda será lançado e inicialmente será disponível apenas para os consultores e algumas pessoas indicadas por eles, depois sim, quando a plataforma for testada e aprovada, estará disponível a todos os usuários. Mais informações no artigo do Mundo do Marketing.


Fonte: Tecnocrata Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário