quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comunicação digital: o que mudou?

Por Deborah Leitte


Muita coisa mudou se olharmos apenas o século XXI, que ainda está no começo. Quem dirá se nos aventurarmos a olhar o século passado.
E, falando em mídia digital, o cenário é promisssor: 62,3 milhões de pessoas possuem acesso à internet; 25% das residências possuem computador ; 23,1% do tempo gasto na internet é dedicado aos sites de redes sociais (orkut, facebook) e 21,1 milhões de brasileiros não ficam sequer um dia sem acessar Internet.(Fonte:internet)


A forma de se comunicar mudou, bem como o conteúdo também. Hoje temos muito mais meios para nos comunicar do que antes, no entanto, isso nem sempre significa que a comunicação em si melhorou.
Sem dúvida, a tecnologia permitiu com que nos aproximássemos um dos outros, sem que para isso, fosse preciso nos mover. Todas as profissões também foram beneficiadas, é difícil pensar em uma sequer que não faça uso do computador.
Uma em especial começa a colher as benesses da era digital: os profissionais de comunicação. Com o advento da internet, o jornalismo ficou mais dinâmico, a criação publicitária mais rápida, com mais qualidade, mais recursos, mas, nem sempre, menores preços. O marketing, com maior possibilidade de análise e mensuração.


É claro que com isso também surgiu um novo consumidor, mais exigente e que, via de regra, sabe o que quer.
No entanto, a grande sacada da comunicação digital é que as empresas podem estar mais perto dos seus consumidores e começam a aprender a travar um diálogo mais íntimo e que permite entender melhor o consumidor final. Estar mais perto possibilitou também vender mais. Estamos sempre a um clique do nosso produto preferido.
As redes sociais, que possibilitam o compartilhamento de informações, gostos e idéias entre usuários com o mesmo perfil, chegaram há menos de uma década e já promoveram uma verdadeira revolução nas interações com seus públicos-alvo. No início, as empresas achavam que elas serviam para conversar com o público jovem. Hoje, já sabem que não só o jovem, mas quase 80% dos consumidores estão presentes em uma das redes sociais mais famosas.
Então, enquanto os meios de comunicação de massa tradicionais falam de forma indiscriminada, os meios de comunicação digital proporcionam resultados muito mais satisfatórios aos anunciantes, publicitários e marketeiros, por se tratar de uma comunicação direcionada.
Mas, em se tratando das diversas maneiras e utilidades que essas novas mídias possuem, ainda estamos no início. Existe uma curva de aprendizado que nos separa das grandes façanhas digitais. De qualquer forma, nós, comunicólogos, enxergamos grandes possibilidades que estas “novas” mídias oferecem: proporcionar uma maior interrelação entre empresas e consumidores. Afinal, ninguém quer mais ficar sentado na poltrona, de modo passivo aceitando tudo o que nos falam. Queremos participar, nos sentir proprietários, opinar, interferir e, para isso, não há mundo melhor que o de digital.


Fonte: WebContexto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário