Por Luiz Cazarré
Nem tanto. Nem maravilhoso, nem novo. Sobre o que falamos quando discutimos redes sociais? Falamos de pessoas, nada mais. Quando fazemos uma netnografia, através da internet nos sentamos na sala de estar das pessoas e com um caderno no colo observamos e escrevemos sobre seus hábitos gerais. Quando fazemos uma pesquisa nas redes sociais, nós olhamos nos hábitos de consumo das pessoas o que elas compram e porque compram. Nada mais.
As pessoas compram motivadas por preço, qualidade, ou tendências? Nós olhamos seus comportamentos como consumidores para ver suas necessidades e conseguir maneiras de supri-las. Quando nós fazemos uma campanha de seeding nós vamos atrás de formadores de opinião e lhes damos informações relativas aos nossos produtos, serviços ou marcas para que eles espalhem a notícia, influenciando os consumidores.
E que tal uma campanha de propaganda nas redes sociais? Da mesma maneira, nós olhamos os canais de mídias sociais e escolhemos aqueles que melhor impactam nosso target e compramos ali um espaço para vender nossos produtos, serviços ou marcas.
Projetos de comunicação nas redes sociais são basicamente a mesma coisa. Você procura maneiras de agir sobre o target, focando na apresentação de algo aos consumidores. Nesse caso, você pode escolher também os canais, como o Twitter, Facebook, Youtube ou blogs. Não faz muita diferença, já que as mecânicas de uso são todas bem parecidas. A mágica reside na maneira diferenciada com que você lida com cada canal para dizer as mesmas coisas. Porém nada disso se diferencia das outras formas de vender, exceto por um detalhe: o foco na individualidade das pessoas.
Nenhuma outra mídia pode oferecer isso para um profissional de marketing ou comunicação. Nas redes sociais, você pode colocar algo e observar aquilo circular junto ao target, observando o que o público pensa a respeito, quase ouvindo o que estão comentando. O que nós fazemos nas redes sociais é olhar e tentar entender a motivação das pessoas na internet de maneira a executar nosso trabalho, que é apresentar algum produto, serviço ou marca. Que outra plataforma de marketing ou comunicação te dá isso? Nenhuma outra.
Essa é a enorme diferença das redes sociais. Você pode interagir com o target numa base individual se você quiser ou precisar, e ver o que ele pensa sobre seu produto, serviço ou marca, além de observar como ele reage à sua ação. Com isso você pode mudar seu discurso se necessário para atingir seus objetivos.
Fonte: Blog @midia8
Nenhum comentário:
Postar um comentário