quarta-feira, 13 de julho de 2011

O networking 2.0...Por @webcontexto

Annita Velasque 


Tenho ouvido muita conversa sobre como a web 2.0 facilita o networking, conectando pessoas interessantes a pessoas interessadas. As mídias sociais de fato conseguiram ampliar as possibilidades de contato com círculos diferenciados em diversas áreas de atuação profissional.


Hoje, profissionais conceituados convivem com iniciantes, grandes organizações trocam informações com empresas menores, artistas falam diretamente com seus fãs. Pensando nesse papo, bolei algumas dicas para aproveitar o melhor que a web tem a oferecer para a nossa carreira, sem esquecer algumas regrinhas básicas da etiqueta do networking.


1. Não despreze ninguém.


Na web, como na vida, é melhor não desprezar os contatos que chegam até você. Pode ser que aquele menino com cara de adolescente pareça ser um estudante do Ensino Médio. Mas, como diz minha avó, nunca se sabe o dia de amanhã. Sempre existe a possibilidade de que ele seja o próximo Mark Zuckerberg. Ou pelo menos que tenha idéias bem legais para compartilhar.


2. Colabore.


Entre na onda do social knowledge. Na web 2.0, autoria é um conceito ultrapassado. Desapegue-se da vaidade e compartilhe suas idéias. Disponibilize seus trabalhos e projetos, participe de discussões sobre a sua área, proponha soluções e fique feliz em vê-las concretizadas com a colaboração de outras pessoas.


3. Conecte sua rede.


Seu amigo tem uma lanchonete e vai fazer uma reforma. Aproveite para indicar aquela sua amiga designer para refazer a identidade visual da loja! Seu colega de trabalho quer dar um tapinha no blog pessoal. Passe para ele o Facebook de outro amigo, programador de sites. Conectar a sua rede de contatos é uma forma muito bacana de ajudar os amigos e ainda fortalecer sua imagem profissional, tanto na web quanto fora dela.


4. Produza.


As mídias sociais inauguraram possibilidades inéditas para todos. Agora, se você quer falar, divulgar, comentar, mostrar, é só ter acesso à web. Então, aproveite. Mostre seu trabalho, poste, participe, tenha um blog, flickr, portfólio online. Produza conteúdo relevante, indique o conteúdo bacana dos outros. Mesmo com tantas possibilidades, hoje apenas cerca de 15% dos usuários das mídias digitais produzem – o restante assiste. Seja um emissor da sua própria rede!


5. Puxe conversa.


Não seja tímido. A web 2.0 aproximou príncipes e plebeus. Hoje, o abismo entre nós e os principais profissionais do mercado ficou bem menor – tipo assim, um barranquinho. A maioria está disponível nas redes, conversando com seguidores e trocando idéias o tempo todo. Puxe conversa com eles, com empresas que você admira, com professores do mestrado que você quer fazer, com os editores dos sites com os quais você gostaria de colaborar. Se não tiver resposta, indique esse artigo para eles!


Fonte: Webcontexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário