terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem está navegando nas redes...Por @7pontos

Um dos maiores desafios para os especialistas em marketing digital é entender “quem é” o público que acessa às redes sociais na Internet e de que forma esse público se comporta no espaço virtual. Afinal, o que realmente as pessoas procuram nas redes sociais e como elas se relacionam com os conteúdos produzidos, comentados e/ou replicados?


O Ibope Nielsen — medidor de audiência na Internet – publicou no início do ano um estudo ilustrando o perfil dos internautas brasileiros. A publicação constata que o Orkut foi a porta de entrada da Internet no Brasil e praticamente todos os internautas brasileiros, hoje, utilizam pelo menos uma rede social. Dentre os entrevistados que alegaram não serem usuários da rede, 34% admitiram ter interesse em se cadastrar. Facebook e Twitter disputam a segunda colocação na preferência dos brasileiros.


O fenômeno das redes sociais no brasil

View more presentations from ricardodepaula


Ainda segundo o estudo, rede social para o internauta brasileiro   é uma forma de estar em contato com os amigos e de, assim, não se sentir só. A média de amigos de um usuário brasileiro está bem acima da média mundial,  atingindo a marca de 273.  A liberdade criativa para a geração e disseminação de conteúdo é outro elemento que atrai os brasileiros.

A boa notícia para as empresas é que a maioria dos internautas costuma aprovar as ações de marketing aplicadas nas redes. Os internautas estão muito interessados em assuntos ligados à marca, produtos e serviços. Isso significa que as mídias sociais se tornaram importantes objetos de pesquisa e monitoramento organizacional. Elas são, de fato, um canal vivo de comunicação com o cliente.

Mais recentemente, agência e Consultoria Estratégica de Mídia Social eCMetrics lançou um estudo sobre o Perfil dos Brasileiros nas Mídias Sociais. O estudo concluiu que, dos internautas brasileiros que estão nas redes sociais, 16% produz conteúdo, 22% critica ou coleta (reproduz), 36% observa, participa ou cultiva contatos (tipo mais comum) e outros 26% caracterizam-se como fortes consumidores online e brand engagers (consome ou cria mídia social relacionada com marcas, produtos e serviços).

Uma curiosidade a ser ressaltada é que as mulheres de 18-34 são as que mais produzem conteúdo nas mídias sociais e também que mais criticam/comentam, dentre todas as classes. Entre os que apenas coletam informação de acordo às suas necessidades, a maioria é composta por homens de 18-34, de todas as classes.


Fonte: 7pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário