quinta-feira, 21 de julho de 2011

ROI x Mídias sociais... Por @daniladourado

ROI x Mídias sociais: Reflexões sobre uma controvérsia.


Um tema muito intrigante e frequentemente encarado com certo descrédito dentro do business coorporativo.


Essa seria a melhor descrição de como o cálculo do ROI nas mídias sociais vem sendo percebido pelas empresas. Mesmo consciente dos riscos e da grande predisposição em realizar afirmações levianas sobre o retorno do investimento nesse entorno, escolhi essa temática para apresentar no grupo de estudo da PaperCliQ, internamente conhecido como GEPIQ.
Percebi ao longo das leituras que o ROI não é digno de controvérsia apenas nessas mídias digitais, o marketing “tradicional” também sofre para encontrar variáveis fiéis que indicam um retorno do investimento previamente realizado para efetivar ações estratégicas.
Além disso, muitas correntes de estudos afirmam que o I da sigla representaria influência, já que por ser um ambiente social, trabalha com pessoas e não com marcas, e, por isso, objetiva a construção de relacionamentos.
Do meu ponto de vista, ainda é um tema que necessita de muitos esclarecimentos para alcançar maturidade, para posteriormente ser aplicado com veemência nas empresas. Até lá, está claro que não é possível ter retorno sem estabelecer previamente os objetivos inerentes à participação nas mídias sociais. É necessário determinar o que se pretende atingir dentro dessas redes sociais, já que para cada uso existem diferentes métricas.
Deixo a apresentação para a análise de vocês.


Fonte: Danila Dourado

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