sexta-feira, 22 de julho de 2011

Listening nas mídias sociais... Por @agenciaforeplay

Bruno Ancona Lopes



Evolução: os 8 estágios do listening nas mídias sociais


No estágio inicial do desenvolvimento das mídias sociais, a grande maioria das marcas enxergavam a nova realidade em que as pessoas compartilhavam informações, opiniões e experiências de consumo como um pesadelo tenebroso com um monstro de 7 cabeças, pois esse era um forte sinal da perda do controle do diálogo que permeou a era da comunicação de massa. Mas isso não era um pesadelo. Era a realidade nua, crua e irreversível. Alguns poucos, porém, enxergaram oportunidades nessa transição de controle do diálogo e agora lideram seus mercados. Quer saber como? Continue lendo!


Diversos públicos falam sobre a sua marca. 
Não participar das conversas é  suicídio corporativo.


O desafio é entender como participar das conversas sem ser invasivo e aprender a fazer isso sistematicamente, com aumento gradual de complexidade, obtendo insights cada vez maiores para os mais diversos departamentos da sua empresa. Temos à nossa disposição um arsenal de aplicativos e tecnologias para enfrentar o tal monstro de 7 cabeças das mídias sociais e a adoção de um framework facilita a visão geral do processo e favorece a implementação de um programa de Listening. Além de obter estatísticas e dados quantitativos sobre tudo o que envolve a sua marca na Internet, é possível rastrear e avaliar menções, críticas, sentimentos e outros dados de natureza qualitativa. Por fim, o mais importante é saber o que fazer com as informações, e ter a estrutura necessária para agir.


Estamos no final do ano. Todo mundo está correndo, estruturando e discutindo o planejamento para 2010. Reconhecemos a fundamental importância do Listening para o engajamento digital e decidimos fazer uma tradução e remix visual do framework proposto num post por Jeremiah Owyang em seu blog Web-Strategist, que propõe 8 estágios de Listening.



Legal né? Um framework sempre ajuda, mas não se trata de um modelo “one size fits all”, para todo e qualquer caso.  Após entender os estágios, é importante projetar o seu próprio programa de Listening.


Owyang esclarece que “os estágios estão listados em uma ordem evolutiva, do mais simples ao mais sofisticado”. O que define sofisticação são os recursos e a mentalidade necessária para completar cada estágio e o impacto da melhoria criada para a empresa e seus clientes. Na proporção em que os estágios vão sendo ultrapassados, os desafios se tornam maiores, mas com a experiência adquirida nas etapas anteriores, a evolução se torna natural.


O mundo mudou. Entre no jogo ou perca por WO.


Aceite a nova conjuntura e transforme-a numa enorme oportunidade para a criação de uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes menos ágeis. As marcas que sofrem de paralisia diante das transformações correm risco de ficar pra trás.


É importante ouvir o que as pessoas têm a dizer.  Quanto maior a disposição para ouvir e considerar o que está sendo dito, mais as marcas passarão a conhecer, tanto sobre as necessidades, hábitos e preferências do seu público-alvo, quanto sobre a sua imagem e a dos seus produtos.


Todas as vozes que carregam mensagens neutras, boas ou ruins precisam ser ouvidas. À semelhança dos pixels de uma imagem, elas compõem um todo que representa a realidade, e a compreensão da realidade é fundamental para as decisões que você toma sobre os seus negócios e sua marca. Sinta o mundo ao seu redor. Você nasceu com ouvidos, olhos, nariz e língua para perceber as coisas mas uma só boca pra contar histórias.


Fonte: Foreplay

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